O ano de 2019 foi sem dúvida um ano marcado por enormes desafios e expectativas e em particular por tratar-se do primeiro ano de actividade completo da sociedade.
Também foi um ano marcado por alterações regulamentares com impacto significativo na actividade da sociedade e também pela autorização concedida pelo Banco Nacional de Angola, a MULTICRÉDITO a proceder ao aumento do seu capital social, que se encontrava regulamentar e operacionalmente desajustado.
Adicionalmente, observou-se uma forte depreciação do Kwanza, face ao Dólar Americano, o que, conjugado com os atrasos nos pagamentos do Estado às empresas, bem como o aumento do nível de desemprego, levou à perda do poder de compra dos diferentes agentes económicos, limitando, desta forma, quer a procura de bens e serviços, quer a capacidade, desses mesmos agentes, para responder aos seus compromissos financeiros junto do sector financeiro.
Nesta conjuntura económica menos favorável e cada vez mais concorrencial, a actividade financeira em geral no País tem-se confrontado, nestes últimos anos, com vários desafios, nomeadamente o aumento generalizado do crédito vencido e a redução das margens financeiras, o aumento dos custos associados às crescentes exigências regulamentares e o aumento das necessidades de investimento em novas tecnologias para permitir a melhoria constante dos níveis de serviço prestados aos clientes.
Neste contexto, o Conselho de Administração continuou a desenvolver a sua actividade com foco na garantia da qualidade dos serviços financeiros que a presta aos clientes, nomeadamente: Confiança, Agilidade, Proximidade, Simplicidade e Rigor no cumprimento das melhores práticas Internacionais de Compliance, Governação e Controlo Interno.
O nosso modelo de negócio continua centrado no cliente, sendo este compromisso que motiva o Conselho de Administração a adoptar uma estratégia dinâmica e modelo de negócio que acompanhe a evolução da Economia e do sistema financeiro nacional e internacional.
Das actividades desenvolvidas e dos resultados alcançados pela MULTICRÉDITO durante o ano de 2019 são de destacar as seguintes:
- Revisão da estrutura orgânica e redistribuição de pelouros;
- Aprovação de um novo modelo de Governo, alterando assim o ciclo do crédito na instituição;
- Participação na Feira tecnológica ANGOTIC;
- Aprovação do modelo de definição de taxas de juros com base no risco de cada operação;
- A participação na Feira Cidade do Empreendedor, onde venceu o prémio da categoria de melhor expositor do sector financeiro;
- Lançamento do Website institucional, dando mais visibilidade da marca da empresa;
- Autorização do registo especial por parte do BNA relativo ao aumento de capital social que havia sido deliberado em Assembleia Geral em julho de 2018;
- Aos 6 de Julho de 2019, foi deliberado em Assembleia Geral de Accionistas o aumento do capital social da MULTICRÉDITO de AOA 50.000.000,00 (Cinquenta milhões de Kwanzas) milhares passando a capital social a corresponder a AOA 200.000.000,00 (Duzentos milhões de Kwanzas).
Em 2020, o Conselho de Administração continuará a tomar as medidas necessárias para assegurar a rendibilidade e o crescimento sustentável da instituição, focando–se no reforço das competências do Capital Humano e na dinamização da actividade comercial.
O Conselho de Administração gostaria de dar uma palavra de apreço e de agradecimento aos nossos clientes pela confiança e bem como a todos os Colaboradores pelo seu profissionalismo e dedicação.
Aos Accionistas, os nossos agradecimentos por acreditarem neste projecto e pelo seu apoio constante. Reforçamos o nosso compromisso com os objectivos definidos no plano de negócio 2019-2023.